Monday, February 18, 2013

BRASILEIROS NA FORMULA 3, 1978


Se você perguntar a um aficionado de automobilismo brasileiro qual foi a temporada em que os pilotos do País mais se destacaram na Fórmula 3, a resposta será provavelmente 1983, quando Ayrton Senna foi campeão inglês de Fórmula 3 com 12 vitórias. Acrescentando o GP de Macau, 13 conquistas na temporada. Mas em 1978 pilotos brasileiros onseguiram quinze vitórias na categoria, sendo que dois pilotos contribuíram para as vitórias deste ano. Portanto, o ano mais bem sucedido dos brasileiros na categoria, em termos quantitativos.

Nelson Piquet voltava para a sua segunda temporada de F-3. No ano anterior disputara o campeonato europeu, e resolveu trocar para o inglês de F-3, que dava mais Ibope. E foi uma decisão acertada. Naquela época havia dois campeonatos ingleses, um mais longo, o BP, e o Vandervell, mais curto. Piquet decidiu concentrar-se no mais longo. Armado com um Ralt-Toyota, e contando com a ajuda do construtor Ron Tauranac, Piquet conseguiu ao todo 11 vitórias. No começo do ano o carro estava mal acertado, e de fato, nas 7 primeiras provas Piquet só ganhou uma, e até entre os brasileiros não era o mais destacado, pois Chico Serra obtivera melhores resultados. Foi na segunda metade do campeonato que Piquet deslanchou, com seis vitórias seguidas, inclusive as três últimas provas do ano. Piquet foi campeão do campeonato BP, a primeira conquista de um brasileiro na categoria desde 1970. Piquet ganhou quatro corridas em Silverstone, uma em Donington, uma em Mallory Park, uma em Truxthon, uma em Oulton Park, uma em Brands Hatch, uma em Snetterton, e uma em Caldwell Park. Antes do fim da temporada, Piquet já estava na Fórmula 1.

Chico Serra começou o ano mais “embalado” do que Piquet. Embora só tenha ganho na sexta prova, com 2 vitórias nas 8 primeiras corridas, Serra corria na equipe de Ron Dennis, a Project Four, com uma March 783-Toyota muito bem preparada, e obteve muitos pontos. Houve até um princípio de rixa entre os dois brasileiros, no começo do ano, quando Piquet reclamava que a imprensa brasileira dava mais bola ao paulista, com esquema mais profissionalizado, e patrocínio da Sadia. Um acidente no meio do ano o tirou de algumas corridas, e no final Serra ganhou quatro corridas, em Oulton Park, Silverstone, Brands Hatch e Thruxton. Acabou vice-campeão do BP.

Um terceiro brasileiro disputou algumas corridas, o paulista Fernando Jorge, que ja correra algumas vezes em 1977. Fernando disputou quatro corridas, e embora tenha largado em 3° em Thruxton, seu melhor resultado foi 10°.

15 Vitórias
Campeão inglês de Fórmula 3 (BP Super Visco): Nelson Piquet

Brasil Campeão Novamente


Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

No comments:

Post a Comment