Wednesday, February 13, 2013

BRASILEIROS NA FORMULA 3, 1973



Por Carlos de Paula

Após um hiato de um ano, voltou a haver representação brasileira na Formula 3, com três pilotos, o gaúcho Leonel Friedrich, o paulista Luis Antonio Siqueira Veiga, conhecido como Teleco, e Alex Dias Ribeiro no finalzinho do ano. Leonel tinha sido campeão brasileiro de Turismo Classe A, em 1972, e já havia corrido em monopostos na Fórmula Ford brasileira, em 1971. Escolheu o March com motor Ford, e participou dos três campeonatos ingleses. Embora não tenha ganho nenhuma corrida, Leonel chegou em segundo cinco vezes, vencendo uma bateria em Oulton Park. Chegou também em quinto em Mônaco, uma corrida na qual brasileiros geralmente tinham participação apagada. Sua melhor posição em campeonato foi quinto no Forward Trust, mas cabe lembrar que diversos bons pilotos correram na categoria naquele ano, incluindo Jacques Laffitte, Tony Brise e Alan Jones. Muito se falou da volta de Leonel à Europa no ano seguinte, e até mesmo de uma possível participação do piloto na Fórmula 2, mas Friedrich cedeu à pressão da família e abandonou o esporte para administrar os negócios familiares. Curiosamente, muitos anos mais tarde Leonel voltaria a correr na F-3, desta feita na versão sul-americana, tornando-se um dos pilotos de ponta da categoria.

Teleco e seu March

Já Teleco mal havia obtido sua licença de piloto de competição no Brasil e rumou para a Europa, após algumas corridas com Fusca no Brasil. Também escolheu um March Ford para disputar a Formula 3, mas a falta de experiência ficou patente: nas 16 primeiras corridas o melhor resultado de Teleco foi 5°, em Brands Hatch. Na última corrida de Thuxton do ano, Teleco surpreendeu, chegando em segundo e prometendo voltar no ano seguinte.

Alex já tinha acertado que correria na F-3 em 1974, e veio para a Inglaterra no final do ano para acertar detalhes. Fez duas provas de prospecção com um March, não conseguindo largar em Thruxton, e chegando em 8° em Brands Hatch.

Jose Maria Giu Ferreira estava na lista de inscritos da prova de suporte do GP da Inglaterra, mas não compareceu..

0 vitórias

Leonel Friedrich, com Alan Jones atrás

No comments:

Post a Comment