Tuesday, February 26, 2013

BRASILEIROS NA FORMULA 3 , 1975



Após o esquisito ano de 1974, no qual os dois campeonatos ingleses de formula 3 pareciam moribundos, o RAC tomou a decisão certa de realizar somente um campeonato para a categoria, patrocinado pela BP. Dois pilotos brasileiros representariam o país na categoria, Alex Dias Ribeiro, que no ano anterior chegara em segundo em um dos campeonatos, e Ingo Hoffmann, estreante na categoria. Os dois correriam com March 753-Toyota, sendo que Alex faria parte da equipe de fábrica. O ano começou bem para Alex, que ganhou uma prova extra-campeonato em Thruxton, mas logo entrou em uma fase não muito positiva, acidentando-se muito. Foi oitavo na primeira prova do campeonato, e abandonou nas três seguintes, incluindo uma desastrada atuação em Mônaco. Daí, recuperou-se um pouco, com uma vitória em Brands Hatch, mas infelizmente para Alex seu companheiro de equipe Gunnar Nilsson estava tendo um desempenho maravilhoso, e logo começou a monopolizar as atenções da equipe. A primeira metade do ano foi terrível para Alex, exceto pelas duas vitórias, mas a partir de Caldwell Park, em julho, os resultados começaram a aparecer, e Alex, que estava em 6° na tabela começou a subir de produção. Alex ganhou em Thruxton novamente, subindo para quarto no campeonato, e pontuou nas últimas cinco corridas do ano, chegando na penúltima prova em terceiro lugar. A última corrida foi realizada em Thuxton e Alex ganhou mais uma vez na pista, e abocanhou o vice campeonato, batendo o americano Danny Sullivan.

Ingo teve uma atuação mais modesta, porém mais constante. deixou de participar das duas primeiras corridas do campeonato mas pontuou nas suas duas primeiras provas, com 5° e 6° (em Mônaco) e de fato, pontuou 11 vezes ao todo. Na 18a etapa, em Oulton Park, Ingo já havia subido diversas vezes no podium, com um segundo e três terceiros lugares e só faltava uma vitória, que veio nessa corrida, com 1-2 brasileiro e volta mais rápida para Ingo, que terminou em 6° no campeonato.

Marcos Moraes estava inscrito em Mônaco, mas não compareceu.
Alex e o March de fabrica


Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

No comments:

Post a Comment