Thursday, March 7, 2013

F3 Internacional no Brasil, que diferença fazem 39 anos



Foi realizado no último fim de semana de 2010 o F3 Open em Interlagos. Só posso dizer, que diferença fazem 39 anos!!!

Em 1971 foi realizado o primeiro torneio internacional de F3 do Brasil, com provas em Interlagos e Tarumã. É certo que naquela altura das coisas, a F1 nem tinha chegado no Brasil ainda, e de fato, nem a F2. Os monopostos de F3, diga-se de passagem muito menos potentes do que os atuais, representavam o máximo em termos de monopostos internacionais vistos por uma geração jovem de brasileiros. As corridas tiveram clima de GP, e no fim das contas, até um futuro campeão mundial de F1 participou da festa, o Alan Jones. Apesar da ausência do nosso melhor piloto da época, Emerson Fittipaldi, lá estavam Wilsinho, Pace, Marivaldo, Luisinho, Fritz Jordan, etc. E outros botas da F3 da época, não brasileiros.

A maioria dos carros que disputavam corridas no Brasil, no começo de 1971, tinham motorização VW. eram Pumas, muitos Fuscas de D3, protótipos de fundo de quintal. Havia alguns puros sangues nas nossas pistas, mas eram poucos. O país não tinha uma categoria de monopostos na ocasião.

Quanto ao F3 Open, pouquíssimos carros na pista, menos de dez, o que dizer de estrangeiros. Clima de morte da bezerra, em vez de clima de F1, pouca promoção. Não tenho bola de cristal, mas não vejo nenhum futuro campeão na lista de inscritos. Quem sabe, o Alan Jones também não parecia candidato a nada em 1971.

Enfim, como 39 anos mudam as coisas. Às vezes para melhor, às vezes...

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo, e segundo alguns, pessimista.

No comments:

Post a Comment